Análise: ibb & obb (Switch) traz cooperação e bons desafios

A maioria dos puzzles é criada para um jogador, partindo do princípio de fazer com que ele ou ela resolva os desafios propostos por conta própria, apenas com o seu raciocínio. Isso, porém, não tira o mérito e a originalidade de jogos como ibb & obb,  de Richard Boeser, desenvolvedor holandês e cofundador da Sparpweed, que pedem a dois ou mais jogadores que trabalhem juntos em situações que precisam de cooperação e coordenação motora para serem solucionadas. Pelo contrário: esquecer o pensamento individual e incluir a comunicação com outras pessoas abre um mundo de possibilidades de planejamento e espaço para criatividade.

ibb & obb foi originalmente lançado em 2013 para PS3, com uma versão para PC em 2014, e agora chega esse mês para o Switch.

Um puzzle bonitinho não engana ninguém

Ibb and obb Indiespensáveis 1

ibb e obb são simpáticas criaturinhas verde e rosa, respectivamente, cujo propósito é apenas andar e pular por cenários maravilhosamente desenhados, em mundos com gravidades opostas e divididos pela linha que nossos heróis usam como plataforma. Essa tarefa é dificultada por uma série de obstáculos, de criaturas espinhosas a desafios de lógica que envolvem o uso de elementos de física como ação e reação, impulso e momento.

Conforme dito na introdução, o trabalho em equipe e a ajuda mútua são obrigatórios. Os jogadores devem se comunicar e coordenar seus movimentos não só para seguir caminho, mas para fazê-lo em segurança. É constante o auxílio de um para que o outro possa alcançar uma plataforma que seria inalcançável, ganhar altura ou derrotar um inimigo. Diferentes mecânicas vão sendo apresentadas a cada nova fase, em uma progressão comum a jogos de plataforma e puzzle.

Simplicidade de pirar o cabeção

Ibb and obb Indiespensáveis 2

Apesar de ser um conceito nada inovador, a gravidade invertida é a característica mais marcante da gameplay de ibb & obb. Parte da dificuldade da aventura está em muitas vezes não saber qual é o lado correto da linha para se andar, ou onde cada jogador deve se posicionar para que nenhum dos dois fique impossibilitado de prosseguir. Trabalhar com direções invertidas é sempre um ótimo jeito de exigir um raciocínio rápido e diferenciado do que estamos acostumados.

Não ter comandos além de andar e pular resulta em uma movimentação tranquila e responsiva, que está de acordo com os demais aspectos do jogo. Os quebra-cabeças não possuem uma dificuldade injusta, dando aos jogadores a merecida satisfação de resolvê-los, particularmente os que demoram, mas que eventualmente conseguimos superar.

Agradando os aficcionados por colecionáveis, o jogo oferece em cada fase a missão de coletar pequenos objetos deixados pelos inimigos eliminados. Apesar de não ser obrigatório para concluir os estágios, é um objetivo relativamente complicado, pois os quadradinhos brancos não duram muito tempo, e caso os jogadores não os coletem, terão que recomeçar o nível correspondente, já que derrotar os mesmos inimigos não faz com que eles deixem os objetos novamente.

Conectividade que não envelheceu bem

Ibb and obb Indiespensáveis 3

Para os que não podem sempre contar com companhia para jogar, ibb & obb tem um modo online, que permite que duas pessoas conectadas à internet se juntem para jogar a aventura a partir do progresso de um dos dois. Infelizmente, alguns motivos fazem com que convidar um amigo ou amiga para jogar remotamente seja praticamente a única opção viável.

O principal talvez seja o fato de ibb & obb estar longe de ser uma novidade, com seus quase 7 anos de lançamento. Por mais que seja uma excelente adição à biblioteca do Switch, quem já possui o jogo dificilmente se dará ao trabalho de recomprá-lo. Esse fator tem como consequência uma quantidade muito baixa de jogadores procurando alguém para jogar à distância, o que nos leva a outra razão para a ineficiência desse modo: a falta de comunicação.

ibb & obb é um jogo onde conversar com a sua dupla é essencial. Jogar com uma pessoa desconhecida não só tira muito da graça da gameplay, mas também traz a dificuldade negativa de não poder combinar as ações. Estar impossibilitado de comunicar o que você quer ou vai fazer é contraintuitivo em relação à proposta de qualquer multiplayer cooperativo, mais ainda em um puzzle.

Uma dupla que resistiu ao teste do tempo

Ibb and obb Indiespensáveis 4

Os problemas do modo online não diminuem o valor de ibb & obb como um excelente port para o Switch. Quem nunca teve a oportunidade de botar o cérebro para trabalhar nesse deleite de cores e formas vai se encantar com os personagens titulares ao mesmo tempo que frita os miolos para triunfar sobre os seus enigmas gravitacionais.

 

Análise feita com cópia digital cedida pela Sparpweed