Indiespensáveis

Impensável não falar deles

Jogos Indies que se destacaram na Gamescom 2019

A Gamescom aconteceu na última semana em Colônia, Alemanha. Apesar de ter um foco em jogos AAA e com grandes orçamentos, o evento também foi uma oportunidade para diversas novidades de jogos indies, inclusive com o Indie World, uma apresentação da Nintendo focada em jogos independentes. Confira os destaques que separamos do evento:

Eastward

O aguardado novo jogo da Chucklefish (Stardew Valley), que teve uma gameplay divulgada em 2018, enfim foi oficialmente anunciado na transmissão da Nintendo. Em Eastward, você encontra personagens muito carismáticos, como Jonh e Sam, e embarca em uma aventura single player com elementos de RPG. Desenvolvido pela Pixpil, só pelo trailer já é possível conferir os belos gráficos e os ótimos momentos que o game reserva. Eastward chega no começo de 2020 e apenas PC e Switch foram as plataformas confirmadas.


Little Nightmares 2

Anunciado na noite de abertura da Gamescom, Little Nightmares 2 foi uma grata surpresa do evento europeu. Depois de se destacar em 2017, esse Indie de terror ganha uma sequência que terá foco em outro personagem: Mono. Apesar dessa mudança, o trailer de anúncio não mostrou nada muito diferente da jogabilidade do primeiro título, mantendo também o aspecto de suspense e a classificação etária recomendada para maiores de 16 anos. Little Nightmares 2, desenvolvido pela Tarsier Studios e distribuído pela Bandai Namco, chega em 2020 para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.


Garden Story

Aproveitando todo o hype da Gamescom, Garden Story divulgou seu trailer de anúncio oficial. Esse fofíssimo Indie traz características inspiradas em Stardew Valley: uma ilha, personagens para interagir e pequenos problemas para resolver. Garden Story se classifica como um “social-sim RPG” e parece trazer bastante elementos de combate. Porém, o que mais chama a atenção nesse título é sua arte, com cenários e personagens com traços muito originais, além do protagonista ser uma Uva Concord – impossível não ter vontade de jogar. Com apenas uma pessoa no desenvolvimento (Picogram) e distribuição da VIZ Media, Garden Story chega no segundo trimestre de 2020 e, pelo menos por enquanto, apenas para PC.


Wilmot’s Warehouse

Anunciado já com data de lançamento para 29 de agosto, Wilmot’s Warehouse reúne diversos elementos incomuns em um só lugar. Publicado pela Finji (Night in the Woods e TUNIC), o jogo te colocar na pele de um empregado da A5 Logistics, onde o objetivo é guardar, organizar e atender as solicitações no local através de diferentes desafios de puzzle. Wilmot’s Warehouse traz uma visão top down com muito estilo artístico, tanto nas animações do personagem quanto nos ícones que representam os diferentes itens no jogo. Richard Hagget e Richards Hogg estão por trás do desenvolvimento e Eli Rainsberry (Sure Footing) criou a trilha sonora. O jogo chegará para PC, Mac e Nintendo Switch.


The Touryst

The Touryst é o novo jogo dos criadores de Fast RMX. O jogo se passará em Monument Island, um lugar para passar férias e, aparentemente, fazer o que quiser. Será possível mergulhar em oceanos, visitar lugares e participar de festas na praia. A jogabilidade apresentada nos trailers mostra que o jogo trará muitos desafios de puzzle, além do visual que lembra os jogos de Lego e Minecraft. O próximo título da Shin’en chegará dia 14 de novembro, mas está confirmado apenas para Nintendo Switch.


EarthNight

Um Runner 2D com desafios de plataforma, essa proposta já vimos em diversos outros os jogos. A grande diferença em EarthNight são as fases geradas proceduralmente, ou seja, a experiência pode ser diferente a cada novo jogo. A proposta da Cleaversoft, desenvolvedores do jogo, é fugir do padrão que títulos desse gênero seguem. EarthNight apareceu na E3 de 2014, porém só será lançado esse ano para PC, Mac, PS4 e Nintendo Switch.


Ghostrunner

Apesar de parecer jogo de grande orçamento, Ghostrunner foi desenvolvido por um estúdio com apenas 20 pessoas. A One More Level, desenvolvedora polonesa que também é responsável por God’s Trigger, traz um grande potencial gráfico e de jogabilidade em Ghostrunner. Sabemos que a aventura se passará em um futuro Cyberpunk, mas outros detalhes da história não foram revelados. Com visão em primeira pessoa e um combate com espada, os vídeos divulgados mostram a ação frenética que o jogo promete. Ghostrunner está previsto para 6 de agosto de 2020 para PC, PS4 e Xbox One.


Novidades

Além desses anúncios interessantes na Gamescom, dois títulos importantes ganharam novidades.

Spiritfarer (Thunder Lotus) recebeu um trailer de jogabilidade e uma janela de lançamento: segundo trimestre de 2020. Anunciado na conferência da Microsoft da E3 2019, Spiritfarer traz o gerenciamento de recursos e uma história sobre a morte. O jogo será lançado para PC, Mac, Linux, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Também foi confirmado na Gamescom um dos grandes rumores dos últimos dias, Ori and Blind Forest foi anunciado para Nintendo Switch. O jogo, antes disponível apenas para Xbox One e PC, chega ao console da Nintendo dia 27 de setembro. A sequência de Ori, Will of the Wisps, está previsto para fevereiro de 2020, mas não foi informado sobre um possível port, também, desse título para o Switch.